Páginas

Translate

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lesões e Recuperação

Lesões... Eu sou um dos atletas que sofre muito delas. Na época 2010/2011 (a começar em setembro e a acabar em junho) sou capaz de contar umas 4 a 5 lesões quer a nível de articulações, quer a nível de tendões e músculos. Desde roturas musculares a tendinites... Isto fez com que tenha ficado, dos 9/10meses de treino, uns 2 meses parado. Fora os meses de treino que perdi!
Então, com o meu problema de lesões, foi evidente para mim que se quisesse evoluir, teria de evitar ao máximo as lesões e se não conseguir preveni-las, tratá-las o melhor e mais rapidamente possível! 
Comecei o início de época com novos ténis "Barefoot". Reforcei os meus músculos. Dava tempo ao tempo para o aquecimento. Ouvia o que o meu corpo dizia e não abusava... Até ao Orijunior tudo estava a correr bem. Foi aí que voltei com uma contratura no gémeo esquerdo. 
Após uma pesquisa, deparei-me com isto:
"A causa mais comum das lesões musculares e articulares são os métodos inadequados de treinamento: o indivíduo que se exercita não permite uma recuperação adequada após uma série de exercícios ou não pára de se exercitar ao sentir dor. Todas as vezes em que os músculos são sobrecarregados por um período de exercícios intensivos, algumas fibras musculares são lesadas e outras utilizam sua energia disponível, a qual foi armazenada sob a forma de glicogênio (um carboidrato). São necessários mais de 2 dias para as fibras cicatrizem e para que o glicogênio seja reposto.", in http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_057.html
Cheguei então à conclusão que no Orijunior estava a receita ideal para fabricar uma lesão. No segundo dia, e penúltimo dia, comecei a sentir de manhã uma dor no gémeo. Que piorou desde o treino da manhã para o treino da tarde. Não ligando aos sinais que o meu corpo me tentava transmitir, fui também ao treino noturno. Eu queria continuar a treinar com o mapa, não queria dar a parte fraca. Ao fazer a noturna já era quase impossível correr, tendo de ir várias vezes a andar. No dia a seguir, como se não bastasse, fui fazer a estafeta porque é o que quero treinar a fundo esta época. 
Pensava que o descanso que tinha programado para o dia a seguir iria tratar disso e no sábado conseguiria correr. Nada disso, estava quase impossibilitado de meter a perna no chão.
Mas notem que, não poder correr, não impossibilita treinar. No sábado acabei por fazer bicicleta, 2h "puxadinhas". Segunda trabalho de musculação e até quarta feira, inclusive, combinei natação com bicicleta. Apenas quinta-feira tive a coragem de "voltar a meter os pés no chão" e correr. Senti-me atrofiado, enferrujado e cansado. 
"Perdi" uma semana de treino por 2 treinos e acho que não valia a pena! Porém podia ter sido pior, emendei bem. Na sexta feira, dia 31, senti-me com coragem (que poderia ter virado estupidez) e fui à pista, como planeado há meses, para fazer o teste Limiar do Conconi e depois intervalado-extensivo. Felizmente, já estava bem e recuperado. No entanto, não ao mesmo nível. O teste deu-me que o meu ritmo confortável seria 3.15min/km mas sei que poderia ter sido bem melhor se tivesse tido uma semana normal. Estava preso e não conseguia aumentar, bem como no intervalado extensivo!
No dia a seguir foi uma corrida contínua e ontem, apesar de só ter chegado a casa à noite, fui fazer rampas às dez e meia da noite. É maluquice mas não podia perder mais um dia de treino!
Concluindo, o que quero transmitir é que mais vale prevenir que remediar. Mas se tiverem de remediar, não desistam e mexam-se para que a recuperação da forma não seja tão longa e penosa!

Espero que tenham entrado em 2012 da melhor maneira!
Cumprimentos.

1 comentário:

  1. Ora aí está um belo exemplo de força! :D

    Põem gelo nisso! Mesmo que já estejas bom vai pondo gelo. Pelo menos umas 3 vezes (10') por dia...

    Abraço
    RM

    ResponderEliminar