Páginas

Translate

quarta-feira, 6 de junho de 2012

NAOM2012

Boa tarde amigos,

Hoje escrevo em português pois talvez crie uma nova secção do blog dedicado ao Inglês caso arranje o tempo para isso.

No fim-de-semana passado fui correr a Marvão nos Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Sprint.
No sábado decorreram os campeonatos de Sprint, constituídos por duas mangas: uma em floresta, caraterizada pelas rápidas mudanças de direção, densa informação e de longa distância relativamente a um sprint "normal", e outra urbana, no Castelo de Marvão, um típico sprint, intercalando pernadas que dava para ir full-speed com outras zonas mais complexas, passando por túneis e escadas até chegar ao ponto.
No domingo, decorreu o Campeonato de Média no mapa do Vale de Rodão, um mapa não só duro como técnico com zonas com aglomerados de mais de 5pontos aliado a uma parte mais rápida nos ultimos 5pontos.

1.ª Etapa de Sprint (Floresta)


Foi uma etapa que me correu mesmo muito mal! Não consegui meter ritmo rápido porque estava-me a ser bastante difícil simplificar e concentrar, talvez por não estar habituado a esta escala num mapa de floresta nem a sprints de floresta. Os pontos 5 e 13 foram os piores, tendo perdido no total, só nestes dois, 5'... No entanto o resto da prova não foi nada boa...


2.ª Etapa de Sprint ( Castelo)

Nesta etapa tentei concentrar-me mais e não perder assim tanto tempo só num ponto como tinha perdido de manhã. O que não consegui fazer... Só no ponto 5 perdi 4 minutos. Sabia que tinha perdido aí a prova e desmotivei um bocado mas a ir do ponto 10 para o ponto 11 deu-me um click e pensei que se não ficasse em 1.º ao menos tentaria ficar no pódio. A partir daí consegui antecipar, fazer orientação a full-speed e escolher as melhores opções a meu ver... Apesar do mp (saltei o ponto 20, esqueci-me completamente!) considero que a partir daí foi bastante positivo. Espero que no EYOC consiga impor um ritmo e antecipar assim.


Distância Média

No domingo de manhã foi a distância Média. Queria ganhar esta prova por isso sabia que teria de entrar no mapa com calma e controlar a prova toda, tentando não "pastar" em nenhum ponto.
Entrei com calma no mapa mas errei para o ponto 1 onde perdi cerca de um minuto. Isto deveu-se em parte por não conhecer o terreno e não percebi a diferença entre o verde claro e o branco. Depois até ao 5 sabia que ninguém iria ganhar a prova ali mas poderia perder, por isso, controlei e não errei, apesar de impor um ritmo lento. Para o 6 queria entrar no caminho de cima e não no de baixo, desconcentrei-me e perdi um minuto em hesitações e na opção ainda outro minuto... Queria atacá-lo por cima... Voltei a perder mais tempo para o 14: tentei ver todas as rochas mas foi impossível e desviei-me um bocado para a direita
Para o ponto 20 perdi bastante tempo, cerca de 1'30'', estava bastante cansado, devido as subidas nos 3 ultimos pontos. Tinha de descansar não só as pernas mas também a cabeça. 
Depois do ponto 20, fui tranquilo, pois vi que o resto não tinha nada que saber. Estava também confiante na prova que já tinha feito.
Acabei por ganhar esta prova e não fazer erros muito graves, o que era o objetivo. Agora só tenho de não cometer esses grandes erros a ritmos elevados.






Na próxima sexta-feira vou comparecer no estágio de seleção pré-EYOC na Marinha Grande mas não vou poder comparecer à próxima prova da taça em Arraiolos e Mora visto que vou ter o exame nacional de Física e Química na segunda-feira seguinte. Até ao EYOC serão umas semaninhas com orientação intercaladas com provas de pista para dar ritmo competitivo!
Cumprimentos,
Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário